Análise de redes sociais e posturas políticas pode dificultar entrada de estudantes e trabalhadores estrangeiros.
O governo dos Estados Unidos anunciou que candidatos a vistos de estudo, trabalho ou residência passarão por uma triagem mais rígida, incluindo investigação sobre possíveis posições antiamericanas.
Segundo a rede CNN, a medida foi oficializada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e já está em vigor. Os agentes terão autonomia para analisar redes sociais e verificar indícios de antisemitismo, envolvimento com organizações terroristas ou participação em grupos considerados antiamericanos.
De acordo com autoridades americanas, mais de 6 mil vistos de estudantes já foram revogados em 2025. Além disso, consulados e embaixadas receberam orientação para avaliar a postura de solicitantes quanto à cultura, instituições e governo norte-americano.
“Os benefícios da América não devem ser dados àqueles que desprezam o país e promovem ideologias antiamericanas”, disse o porta-voz do USCIS, Matthew Tragesser.
A atualização faz referência à Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), de 1952, que já proibia a naturalização de membros de partidos comunistas, defensores do comunismo mundial e indivíduos que buscassem derrubar o governo dos EUA pela força.
Apesar disso, o governo não deixou claro o que será considerado exatamente como “antiamericanismo”, abrindo margem para interpretações amplas e possíveis dúvidas para os viajantes.
Como se preparar para solicitar o visto americano
Diante do endurecimento das regras, solicitantes de visto devem:
- Organizar documentos com antecedência;
- Evitar inconsistências em entrevistas consulares;
- Ter cuidado redobrado com a exposição em redes sociais;
- Contar com apoio profissional para o processo de visto.
A importância da PodeVoar na sua viagem
Neste cenário de incertezas, contar com orientação especializada faz toda a diferença. A PodeVoar oferece suporte completo em assessoria para vistos e emissão de passagens aéreas, ajudando você a evitar contratempos e garantindo uma viagem aos EUA com segurança e tranquilidade.